BRICS e o futuro da Ordem Global – Oliver Stuenkel (FGV-SP)

No dia 09/06/2017, no auditório da Didática V, às 11hrs, o professor Oliver Stuenkel (FGV-SP) ministrou a palestra “BRICS e o futuro da ordem global”.

Segundo o autor, apesar da crise de alguns países do bloco (Brasil, Rússia e África do Sul), o valor dos BRICS é maior que em 2001, já que continua contanto com grandes taxas de crescimento indiano e, principalmente, chinês. De acordo com o professor, a política externa do Estados Unidos no século XXI e a crise de 2008 foram fundamentais para o ganho de importância e relevância dos países do BRICS no cenário internacional, na década passada.

Segundo o autor, Índia e China são, historicamente, atores importantes no globo. Com história e cultura milenares, os países possuem as maiores populações do mundo e, até o final do século XIX, eram as principais economias globais – a ascensão do Ocidente seria, então, tardia. O autor acrescenta ainda que, a união dos BRICS, em qualquer tema, gera um impacto muito forte no Sistema Internacional, logo, na tomada de decisões.

De acordo com Stuenkel, na visão ocidental – e para maior parte dos acadêmicos de RI, o mundo fora da égide estadunidense é caótico, desorientado e perigoso. Os BRICS, então, propõem uma ordem paralela, que foge ao tradicional, com instituições como a ASEAN + 3; One Belt, One Road; encontro dos líderes do BRICS; NDB; etc.

Concluindo, o autor sugere que o crescimento de importância do BRICS e de outros atores emergentes é fundamental para uma maior democratização dos processos decisórios internacionais. O mundo pós-Ocidental será mais completo e demandará mais conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s